Este blog faz parte do Projeto 2020 Sustentável da cadeira de Gestão Ambiental do curso de Administração UFRGS e foi idealizado pelo professor Luis Felipe Nascimento. Nele falaremos principalmente sobre Emissão Zero e Permacultura, mas também de outros assuntos interessantes que tenham a ver com a questão ambiental. Nossos colegas também estarão trabalhando em outros blogs, os quais vocês estão convidados a visitar. É só clicar nos links disponibilizados na coluna da direita. Aproveitem!Vamos nos educar e cuidar do nosso planeta!

.

domingo, 18 de dezembro de 2011

Conferência Internacional discute educação para sustentabilidade


Curitiba sedia a Conferência Internacional de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, evento que se insere na programação da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2004-2015) decretada pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo é reunir docentes, pesquisadores e profissionais de educação do Brasil e de diversas partes do mundo para que interajam, discutam e proponham ideias inovadoras em prol do desenvolvimento sustentável no processo educacional.

O evento é organizado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Universidade das Nações Unidas (UNU) e o Centro Regional de Integração de Expertise (CRIE).

No Sistema Fiep, a Conferência faz parte do programa maior "Cidades Inovadoras", um conjunto de ações de curto, médio e longo prazo, que visa criar ambientes urbanos propícios à inovação nas indústrias e surgimento de negócios sustentáveis.

A Conferência Internacional será dividida em quatro temas principais, que permearão as mesas-temáticas: "O papel da educação para a sustentabilidade nas universidades, empresas e governo", "Inovação e sustentabilidade para a empregabilidade", "Energia renovável para a equidade" e "Educação e cultura para a conservação". A ideia das mesas temáticas é facilitar a interação de diversas experiências em projetos de educação e em ações pró-sustentabilidade. Haverá participantes de países do continente africano, asiático, europeu e americano.

Experiências do Sesi e Senai - O Sesi e o Senai Paraná participarão ativamente da Conferência. As entidades irão apresentar nas mesas-temáticas algumas das muitas ações que realizam para a promoção da sustentabilidade na educação.

Treze projetos do Sesi e Senai foram selecionados, entre os quais o Programa Aprendendo com a Diversidade; Hotel de Projetos Inovadores (HPI); o projeto "Amigos do Planeta: fazendo a compostagem na escola", de Londrina; os estudos do Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis); a experiência do Colégio Sesi; o projeto "O Caminho da Profissão", "Indústria Itinerante", entre outros.

Além disso, o Senai Paraná fará a neutralização do carbono emitido no evento, através do plantio de árvores. O gerenciamento dos resíduos sólidos também será de responsabilidade da entidade que, em conjunto com uma cooperativa de catadores de lixo, fará a separação e triagem dos materiais.

Evento paralelo - Em paralelo à Conferência será realizado o 5º Encontro Internacional dos Centros Regionais de Expertises. As instituições foram criadas pela UNESCO e UNU para facilitar a implementação da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, proclamada em dezembro de 2002 na 57ª reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas. Atualmente existem 60 centros operantes no mundo. O RCE-Curitiba-Paraná, denominado Centro Regional de Integração de Expertise, é o único da América latina.

Um comentário:

  1. O livor do autor Fabio Feldmann,"Sustentabilidade planetária, onde eu entro nisso?" é um material bastante didática que pode despertal no público mais jovens a atenção que deve ser dada para as questões ambientais e sociais que serão primordiais para o futuro de nosso planeta:

    Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/cultura/feldmann-sustentabilidade-planetaria-desafios-ambientais-humanidade-648733.shtml

    ResponderExcluir

Quanto você está engajado em salvar o planeta? Dê sua opinião também no post abaixo!