Este blog faz parte do Projeto 2020 Sustentável da cadeira de Gestão Ambiental do curso de Administração UFRGS e foi idealizado pelo professor Luis Felipe Nascimento. Nele falaremos principalmente sobre Emissão Zero e Permacultura, mas também de outros assuntos interessantes que tenham a ver com a questão ambiental. Nossos colegas também estarão trabalhando em outros blogs, os quais vocês estão convidados a visitar. É só clicar nos links disponibilizados na coluna da direita. Aproveitem!Vamos nos educar e cuidar do nosso planeta!

.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Centro de Educação para Sustentabilidade da Fundação AlphaVille recebe mais um prêmio

Em 2011, o CES recebeu dois importantes prêmios. O primeiro foi o Marketing Best Sustentabilidade e agora, o Prêmio Anhanguera da Prefeitura de Santana de Parnaíba, município onde o Centro está localizado.
Esses prêmios trazem o reconhecimento pelo trabalho que está sendo desenvolvido pela Fundação AlphaVille no Centro de Educação para Sustentabilidade (CES). Há 3 anos, as atividades no CES são executadas em busca de novas maneiras de enxergar o mundo em que vivemos através da Educação para Sustentabilidade voltada para o público jovem.
Todas as atividades, programas e eventos que acontecem no CES, têm a oportunidade de disseminar novos conhecimentos de integração entre o ser humano e a natureza. Mostrando assim, que a sustentabilidade vai além do conceito de ser algo para salvar o planeta. Antes de tudo, é um conceito que direciona a interação de uma forma mais saudável com a natureza e com nós mesmos, tendo o objetivo de construirmos juntos um mundo melhor.
Sobre o CES AlphaVille: Centro de Educação para Sustentabilidade

O Centro de Educação para Sustentabilidade AlphaVille (CES), da Fundação AlphaVille, nasceu em outubro de 2008 com o propósito de disseminar técnicas e práticas que tragam benefícios nos âmbitos social, ambiental e econômico à sociedade. O complexo é um edifício gerido pela Fundação AlphaVille, após construção e doação da AlphaVille Urbanismo, empresa que tem como princípios profundamente enraizados em sua cultura a responsabilidade socioambiental e o compromisso com o desenvolvimento sustentável.

A própria construção do CES AlphaVille foi planejada e executada com recursos sustentáveis de forma inteligente. As paredes são de tijolos ecológicos, que não precisaram ser queimados, evitando assim a emissão de gases poluentes. O piso é constituído de borracha de pneu reciclado, com uma cobertura de cerâmica feita com restos de fábrica. Já a tinta é natural, a base de cal, e os revestimentos são de fibra de coco e açaí. Com o chamado "teto verde", o telhado é coberto com vegetação, proporcionando conforto térmico e acústico, tanto no inverno como no verão, reduzindo a necessidade de condicionadores de ar. A sede também conta com móveis feitos de tetrapak, horta orgânica e jardins plantados nos conceitos de permacultura, reaproveitamento da água da chuva, estrutura de bambu, tratamento de resíduos sólidos, dentre outras técnicas.

O CES foi o primeiro espaço do gênero a ser construído com recursos da AlphaVille Urbanismo, com gestão da Fundação AlphaVille, desde a concepção do projeto até a gestão das atividades. Com a missão de ser um espaço de educação para a sustentabilidade a partir de demonstrações práticas e teóricas, acabou se transformando em referência nesse segmento, com exemplos de experiências replicáveis, fomento de melhorias sociais, ambientais, econômicas e de percepção do mundo. Dessa forma, além de gerar benefícios diretos à população, é um instrumento essencial de fortalecimento da imagem institucional da AlphaVille Urbanismo, que tem como base de negócio oferecer aos moradores de seus empreendimentos o contato com um meio ambiente saudável.

Projetos: Construção de um mundo sustentável

O CES AlphaVille está construindo sua pedagogia baseada em diretrizes mundiais como a iniciativa da "Carta da Terra" e da "Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável", promovida pelas Nações Unidas. Atualmente, o CES realiza programas educacionais destinados a estudantes do ensino médio de Santana de Parnaíba e Barueri, eventos abertos para o público em geral, palestras e visitações de grupos, sempre com foco nas temáticas da Sustentabilidade Integral.

O conceito da Sustentabilidade Integral estimula o ser a enxergar de uma forma mais ampla o tema da sustentabilidade. A partir de estudos e reflexões sobre os aspectos ambientais, sociais, econômicos, culturais e saúde, podemos construir uma nova visão de mundo, voltada para a preservação e relacionamento harmonioso do homem para com a natureza e seus semelhantes.

Esperamos contribuir para o fortalecimento e a disseminação de conhecimentos importantes para a humanidade. Contribuindo assim para a construção de um mundo melhor, sendo este o objetivo da Fundação AlphaVille em todos os seus projetos.

Missão

Ser desde a sua concepção um espaço de educação para a sustentabilidade com demonstrações e referencias práticas e teóricas sobre como podemos conviver em harmonia com todos os seres.

Visão

Tornar-se uma referência na educação para a sustentabilidade, abrigando exemplos de experiências replicáveis, fomentando melhorias sociais, ambientais, econômicas e de visão de mundo.

Princípios

  • Ética nas relações
  • Inovação para transformar
  • Qualidade nas ações

Fonte: http://www.fundacaoalphaville.org.br/noticias/noticia/128/centro+de+educa%e7%e3o+para+sustentabilidade+da+funda%e7%e3o+alphaville+recebe+mais+um+pr%eamio+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quanto você está engajado em salvar o planeta? Dê sua opinião também no post abaixo!